SERVIÇOS
Psicologia e Orientação
A intervenção do Psicólogo em contexto escolar é vasta e diversificada, não só no que diz respeito aos destinatários, alunos, professores, pais/encarregados de educação e comunidade educativa, como também em termos de objetivos e ações a implementar.
São Competências de um psicólogo:
-
Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal;
-
Intervir a nível psicológico e psicopedagógico, na observação direta, orientação e apoio dos alunos em contexto sala de aula, promovendo a cooperação de professores, pais e encarregados de educação, em articulação com recursos da comunidade;
-
Conceber e desenvolver programas e ações de aconselhamento pessoal e vocacional a nível individual ou de grupo;
-
Promover ações na perspetiva do aperfeiçoamento das competências parentais para pais e encarregados de educação, na sua área de especialidade.
O papel do psicólogo educacional é, assim, identificar situações que sejam passíveis de ser melhoradas pela sua ação, bem como resolver problemáticas identificadas, sempre privilegiando o trabalho em equipa com outros elementos do colégio. Os objetivos da Psicologia Educacional prendem-se com a mediação de problemáticas previamente identificadas, mas também com a sua prevenção.
No Serviço de Psicologia e Orientação do Colégio elaboramos:
Atividades em grupo em contexto sala de aula:
-
Dinâmicas de consciência emocional
-
Estimulação cognitiva – Atenção e concentração;
-
Promoção da auto-estima e de competências pessoais,
-
Dinâmicas de auto-controlo;
-
Treino de Competências sociais e pessoais.
Atividades Individuais:
-
Avaliação Psicológica;
-
Intervenção psicopedagógica individual
-
Ludoterapia
-
Consulta de Pais
-
Consulta de Criança
O encaminhamento para o Serviço de Psicologia pode ser efetuado por qualquer agente educativo. O encaminhamento é formalizado mediante o preenchimento de um documento de autorização do encarregado de educação. O Serviço de Psicologia e Orientação funciona no horário:
Terapia da fala
O Terapeuta da Fala é responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, assim como outras formas de comunicação não verbal. Intervém, ainda, ao nível da deglutição.
O principal objetivo do Terapeuta da Fala é otimizar as capacidades de comunicação ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida.
As suas principais áreas de intervenção são:
-
Comunicação
-
Linguagem oral e escrita
-
Articulação
-
Fluência; Voz
-
Deglutição
-
Motricidade Orofacial.
Terapia Ocupacional
A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que visa a promoção do bem-estar e da qualidade de vida da pessoa, através do seu envolvimento em ocupações significativas.
O termo “ocupação” diz respeito a tudo o que a pessoa realiza, que passa, por exemplo, por cuidar de si (autocuidados), fazer atividades que gosta (lazer) ou participar em atividades relacionadas com a educação ou com o trabalho.
Os terapeutas ocupacionais avaliam e intervêm ao nível da pessoa, do ambiente e da ocupação. Assim, os objetivos podem passar por desenvolver competências, restaurar funções perdidas, e/ou prevenir disfunções, através da aplicação da teoria, da evidência,
do conhecimento e das competências.