1º CICLO

Nas salas do 1º Ciclo, promovemos diariamente uma atmosfera de liberdade intelectual para que a criança assuma um papel ativo e preponderante no seu processo de aprendizagem.

Adultos e crianças idealizam o caminho em direção ao conhecimento através de um diálogo democrático, por considerarmos que todos somos importantes, com experiências, ideias, opiniões, necessidades e ambições pessoais.

O contexto educativo é organizado de forma flexível, para que os educandos possam, com a mediação do adulto, pensar e agir como aprendizes autónomos que planificam e constroem uma prática pedagógica à sua imagem.

Abrimos portas ao mundo experimental de cada criança e às suas capacidades criativas e proporcionamos um espaço de criação, onde é possível errar, destruir e erguer de novo. Os materiais estão, por esta razão, ao serviço do aluno e da aprendizagem pela ação e pela descoberta, para a valorização da sua necessidade inata de brincar, ver, tocar, questionar, explorar, testar, para, por fim, compreender.

São objetivos do Plano Anual de Atividades:

- Incentivar o trabalho cooperativo entre os agentes educativos;
- Diversificar o trabalho desenvolvido, em termos de estratégias, dinâmicas e recursos;
- Promover atitudes positivas face aos momentos de aprendizagem e ao conhecimento;
- Desenvolver uma relação entre o saber, o saber-fazer, o saber-ser e o saber-estar;
- Promover uma educação para os valores e para a cidadania;
- Reforçar a relação escola/família;
- Promover o desenvolvimento integral da criança, respeitando os seus interesses e as suas necessidades.

Tal como é preconizado no Projeto Educativo (PE), no Colégio da Rochinha, as tecnologias aparecem como instrumentos privilegiados para uma educação aberta, coletiva, interativa, com grande potencial na preparação das crianças para o cenário do amanhã e para as exigências de uma sociedade que será certamente digital.

Encaramos as tecnologias como ferramentas com as quais se aprende e não como simples aparelhos com os quais se ensina. Por outras palavras, pretendemos que os dispositivos tecnológicos sirvam de apoio à aprendizagem, à espontaneidade e à criatividade das crianças. Procuramos utilizá-las para encorajar o interesse e o envolvimento das crianças, tendo em vista níveis elevados de motivação, e para promover experiências significativas, agradáveis e desafiadoras.

É referido como um dos objetivos do Plano Anual de Atividades (PAE), diversificar o trabalho desenvolvido, em termos de estratégias, dinâmicas e  recursos, potencializando, sempre que possível, os dispositivos tecnológicos disponíveis. Associada a este objetivo aparece a necessidade de promover uma prática pedagógica baseada nos 4 C’s: critical thinking, creativity, collaboration, communication. O plano foi delineado tendo por base uma reflexão acerca do potencial pedagógico das tecnologias e pretende servir de linha orientadora para a prática pedagógica praticada no colégio.

Para proporcionar aos alunos da Era da Tecnologia uma educação de qualidade é preciso que os adultos compreendam e mantenham-se a par dos  desenvolvimentos tecnológicos e, em alguns casos, consigam acompanhar os seus alunos. Neste sentido, é esperado que, servindo-se deste plano e com o apoio da Coordenadora TIC, as educadoras/professoras possam idealizar, criar e produzir novas possibilidades, ideias e visões, tendo em vista uma mudança qualitativa da ação educativa.

Para além do plano, caberá à Coordenadora, como o previsto no Despacho Normativo nº3/2010, fazer o levantamento das necessidades dos profissionais e organizar reuniões tecnológicas quinzenais para colmatar essas dificuldades e para que, em conjunto, possam fazer uma reflexão acerca da práxis educativa.

colegiodarochinha