INFANTÁRIO COM PRÉ-ESCOLAR

Sala dos Patinhos e Pintainhos

O Berçário I é composto pelas salas dos patinhos e pintainhos que são as salas dos berços para repouso das crianças, e a sala-parque que é comum às duas salas e assiste os tempos ativos. Nesta etapa  aliamos a prestação de cuidados do bebé e o atendimento à família à estimulação precoce do desenvolvimento global.

É dado ênfase à relação criança-adulto, que serve de alavanca para um desenvolvimento holístico baseado na confiança, segurança e num ambiente harmonioso.

As rotinas alimentares, de sono e os hábitos de higiene revelam-se fundamentais para promover o bem-estar físico e emocional de cada criança nesta faixa etária.
As práticas pedagógicas são adequadas a cada criança, respeitando sempre o seu ritmo individual. A evolução do bebé é refletida através de registos de aquisições que se traduz num documento que é enviado aos pais mensalmente.

Sala dos Papagaios e Periquitos

A sala dos Papagaios e Periquitos acolhe crianças com idades compreendidas entre os 18 e os 24 meses e é caracterizada como uma sala ampla e rica em materiais lúdico-pedagógicos que permitem que as crianças desenvolvam competências motoras e linguísticas.
Proporciona um ambiente seguro e motivador que incentiva a exploração do espaço e do material e o desenvolvimento da criatividade, assim como a adquisição da autonomia e da autoconfiança da criança. O tapete é um espaço privilegiado para a interação das crianças, no momento em que começam a procurar os seus pares para brincar e comunicar.
Diariamente complementam as suas aprendizagens através de um conjunto de atividades pedagógicas tais como: o conto de histórias, audição de canções, realização de atividades plásticas, exploração sensorial, manipulação de jogos de encaixe e empilhamento e execução de jogos motores.

Sala dos Pintassilgos

A Sala dos Pintassilgos descreve-se como uma sala de descoberta. As crianças descobrem diariamente mais um pouco sobre si próprias; o que são capazes de fazer e o conhecimento dos outros. Crescem aqui dos 2 aos 3 anos e desenvolvem duas das suas maiores competências – linguística e motora.

Apropriam-se do seu corpo enquanto dançam, correm e saltam; e da sua fala quando cantam, comunicam e discutem entre si. A descoberta nasce um pouco em cada canto da sala. Surgem novas áreas – Faz de conta, Garagem, Jogos de mesa, Jogos de tapete, Biblioteca, para acompanhar o ritmo das crianças que por cá passam.
Os dias na Sala dos Pintassilgos enchem-se de histórias, músicas, atividades sensoriais e novos hábitos. As crianças começam a comer sozinhas, a descalçar-se, a dormir nos catres, a lavar os dentes, a cuidar de si e do seu corpo. Conhecem os outros e aprendem também a cuidar deles, enquanto brincam nas áreas e pelo parque exterior.

Sala dos Pardais

A Sala dos Pardais é constituída por crianças com idades compreendidas entre os três e quatro anos. O ambiente educativo está organizado por áreas de interesse, de forma a potenciar a responsabilidade da partilha de poder, através da participação cooperada.

Áreas como o Faz-de-Conta, a Garagem, os Jogos de Chão/Construção, a Expressão Plástica, os Jogos de Mesa e a Biblioteca permitem às crianças experienciar diversas situações de autonomia, partilha, negociações e escolhas.

Assim, podem testar as suas capacidades para fazer conquistas e descobertas sobre si mesmas, sobre os outros e o mundo que as rodeia.
As crianças são participantes ativos em projetos que visam encontrar respostas a questões colocadas, partilham ideias e opiniões, desde o processo de planificação à avaliação.

Sala dos Pica-Paus

A Sala dos Pica-Paus é uma sala da valência de jardim de infância,

frequentada por crianças de 4/5 anos de idade.

É uma sala com um espaço privilegiado e recursos adequados para
novas experiências, onde as crianças podem brincar, jogar e construir aprendizagens que permitam o desenvolvimento de todas as suas competências.

Nesta faixa etária, são realizadas atividades que pretendem contribuir para uma aprendizagem gradual, onde a criança é o centro do processo de ensino e é ativa na construção de todo o processo da aprendizagem. Desta forma, as atividades favorecem a formação e o crescimento equilibrado e integral da criança, em todas as áreas de desenvolvimento.

Sala dos Pintarroxos

As crianças da Sala dos Pintarroxos, com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos, são curiosas, criativas, solidárias e desprovidas de preconceitos, aceitando o ensino como fator integrante do seu crescimento. Gostam de experienciar diferentes sensações através de materiais onde podem ver, cheirar, sentir, tocar, sentir o gosto, através de atividades onde os jogos e brincadeiras, são aliados na metodologia de ensino da educadora.
A capacidade de concentração é maior, sabem planificar e organizar-se dentro do espaço educativo autonomamente e são mais exigentes quanto à temática e à escolha dos materiais a utilizar, para realizar os seus projetos.
Começam a sentir curiosidade sobre temas do conhecimento do mundo, sobre a matemática, sobre o som das letras (consciência fonológica) e de “como se escreve?” determinadas palavras. Ao longo do ano letivo são realizados programas de treino, utilizando recursos apelativos e visuais através de imagens e do uso das novas tecnologias como o quadro interativo, mesa interativa e e-blocks.

colegiodarochinha